Lesão no menisco: como ocorre e como prevenir
A lesão no menisco é uma das mais comuns da ortopedia. Para ficar claro, estamos falando do principal responsável pelo processo de lubrificação do joelho, ação fundamental para atividades normais como andar ou mesmo para quem realiza alguma atividade física de maior intensidade.
Dessa forma, é fundamental entender os detalhes sobre a lesão de menisco, visto que existem formas de prevenir que aconteça. Leia esse conteúdo até o final e entenda essas informações.
Como ocorre a lesão de menisco?
A lesão no menisco pode acontecer devido a impactos, desgaste natural ou mesmo excesso de peso e esforço nesta região. É impossível afirmar o local exato da dor, porém, normalmente, a dor comum aparece na região da frente e na lateral do joelho.
Também é preciso ressaltar que essa dor é acentuada mediante atividades físicas ou mesmo ações cotidianas, como subir escadas. Outro fator importante é o inchaço, que pode aparecer nessa região no caso de uma lesão nessa região do joelho.
Ainda sobre a ocorrência dessa lesão, pacientes que sofreram uma torção nessa região, tendem a apresentar algum tipo de queixa, pois é uma área muito impactada.
Para acabar este capítulo, é importante que você saiba que a idade também é um fator. A cartilagem do menisco sofre desgaste devido ao tempo, assim, pessoas com idade avançada tendem a apresentar essa lesão.
É possível prevenir e evitar lesões no menisco?
Assim como boa parte das lesões no joelho, a lesão no menisco também conta com algumas ações que ajudam na prevenção. A seguir, estão as 3 dicas essenciais para evitar não somente lesão no menisco, mas como problemas no joelho de forma geral.
- Controlar o peso: o joelho é uma das principais articulações responsáveis por manter a sustentação do corpo. Manter o peso ideal é fundamental para evitar o desgaste demasiado.
- Realizar atividades físicas: movimentar o corpo é fundamental. Assim, cria-se um hábito para fortalecer músculos e toda estrutura corporal.
- Consultar um ortopedista: ignorar dores é algo que piora a gravidade de lesões ortopédicas. Por isso, sempre que uma dor for sentida de forma rotineira, uma consulta deve ser marcada, além disso, fazer uma consulta de tempos em tempos é aconselhado, mesmo sem a presença de sintomas.
Como é o tratamento para uma lesão no menisco?
Antes de qualquer detalhe, é importante lembrar que apenas um médico ortopedista pode diagnosticar, medicar e indicar tratamentos para lesões ortopédicas. No caso da lesão do menisco, normalmente, esse tratamento pode ser realizado por meio de sessões de fisioterapia ou via cirurgia no joelho, dependendo da gravidade do caso.
Depois de todas as informações que você descobriu aqui, já sabe que, caso esteja sentindo dores nessa região, pode ser uma complicação no menisco. Por isso, a indicação é consultar um ortopedista sempre que o incômodo for recorrente e em excesso.
Além disso, é fundamental entender quais são os sintomas que indicam que é hora de consultar um ortopedista. A lesão no menisco é apenas uma possibilidade, por isso, é importante observar esses sintomas com atenção.