5 tipos mais comuns de cirurgia de joelho
A necessidade de uma cirurgia no joelho é mais comum do que muita gente pensa. No entanto, existem alguns tipos diferentes de procedimentos médicos e entender essas diferentes é fundamental, sobretudo para cuidados com a recuperação ou mesmo para entender o que o diagnóstico do seu ortopedista.
Como falei, o procedimento cirúrgico no joelho é comum, um levantamento divulgado pelo Globo.com em 2018 apontou que as lesões no joelho foram responsáveis por 10 a 12% de todas as lesões de jogadores de futebol da série A do Brasileirão. O destaque vai para o complemento desta informação: boa parte desses casos resultou em cirurgia.
Isso não é exclusividade de atletas profissionais. Atletas amadores e pessoas com problemas crônicos também precisam de cirurgia de joelho, afinal, é uma das formas de acabar com dores e quadros nesta região.
5 tipos comuns de cirurgia no joelho
A seguir, vou apresentar as características dos 5 tipos mais comuns de cirurgia de joelho. Acompanhe:
Artroscopia
Esse procedimento utiliza de um equipamento chamado artroscópio para analisar o interior da articulação. Diferentemente do que vamos ver a seguir, esse tipo de cirurgia de joelho é utilizado mais para fins de diagnóstico, afinal, permite-se a visão da situação do menisco, ligamento e cartilagem.
Como acontece por meio de um pequeno corte na região, esse procedimento é conhecido como cirurgia, mesmo contando com recuperação menor.
Cirurgia no menisco
O procedimento cirúrgico no joelho é conhecido como um dos mais tradicionais nessa região do corpo. O objetivo desse tratamento é a recuperação do menisco, podendo variar entre o tratamento da parte lesada, chamada de meniscectomia parcial, ou reparo completo da região, chamado de sutura do menisco.
Deve-se tomar cuidado ao tipo de cirurgia no joelho, afinal, a diferença entre o procedimento parcial e a sutura é o tempo de recuperação e também impacto em toda estrutura do joelho.
Artroplastia
Essa cirurgia no joelho é responsável pela colocação de uma espécie de prótese no joelho, com o objetivo de substituir cartilagem e ossos. Esse procedimento é importante para lidar com o desgaste natural dessas regiões e para evitar atritos demasiados, que causam dores e desconfortos em pacientes.
(LCA) – Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior
Chegou o momento de falar sobre as cirurgias de joelho envolvendo ligamentos. Para começar a LCA, procedimento comum em lesões de futebol e outros esportes de contato.
Na prática, esse procedimento utiliza um enxerto para substituir o ligamento afetado. Vale destacar que atualmente os métodos cirúrgicos evoluíram, resultando em cortes menores e recuperação mais tranquila.
(LCP) – Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior
Esse tipo de cirurgia no joelho é parecida ao LCA, porém, pode ser entendida como mais complexa. A diferença está na região em que o ligamento foi afetado e ao fato de que, normalmente, outros ligamentos também são afetados quando um paciente apresenta rompimento de ligamento cruzado posterior.
Independente do tipo de cirurgia de joelho, é fundamental ter confiança no médico que irá realizar o procedimento. Por isso, clique no link e agende sua consulta com alguém realmente especialista nesse tipo de tratamento.