4 lesões comuns no joelho
Não há dúvida sobre a importância do joelho para o corpo humano. Essa articulação é uma das mais fortes e necessárias para o movimento do esqueleto e ativamente responsável pelo processo de deslocamento de uma pessoa.
Dessa forma, algumas lesões são comuns no joelho. Afinal, há a constante utilização dessa articulação, muitas vezes de forma desregulada e sem os cuidados necessários para evitar traumas, desgastes e outros eventos danosos.
Por isso, neste conteúdo, você vai entender quais são as 4 lesões comuns no joelho, entendendo suas causas, sintomas e tratamentos indicados.
Quais são as lesões mais comuns no joelho?
Antes de apresentar as lesões comuns no joelho, vale a pena destacar que esse conteúdo tem como objetivo informar sobre esses danos. Isso quer dizer que não pode e deve ser usado para diagnosticar, cabendo a um profissional esse papel.
Rompimento no Ligamento Cruzado Anterior (LCA): essa é uma das lesões mais comuns entre esportistas, sobretudo em atividades de impacto como o futebol. Ela é causada por pancadas e movimentos mal executados de mudança repentina de direção.
Na prática, os principais sintomas são dor intensa no local, inchaço e grande dificuldade em realizar movimentos, mesmo simples.
Rompimento no Ligamento Cruzado Posterior (LCP): esse tipo de rompimento de ligamento pode ser considerado mais raro do que a anterior. Geralmente, está associada a movimentos, impactos e traumas mais graves do que o rompimento de LCA.
Vale destacar que os sintomas são os mesmos do rompimento de LCA e, em ambos os casos, o diagnóstico só é possível por meio de exame clínico e exames de imagem.
Luxação patelar: essa lesão, que pode evoluir para uma tendinite patelar, pode acontecer devido a um trauma no joelho, por torção do joelho ou mesmo por alterações ósseas, fazendo com que o osso saia da posição correta.
Pacientes que são diagnosticados com luxação patelar identificam a alteração da estrutura do joelho e sofrem dificuldades para movimentar o joelho.
Lesão de menisco: essa lesão ocorre quando o menisco sai do lugar, podendo gerar estalos e dores intensas.
O principal sintoma da lesão no menisco é dor na frente do joelho ao caminhar, subir e descer escadas.
Como tratar e evitar as lesões mais comuns no joelho?
Agora que você sabe quais são as lesões comuns no joelho, é necessário reforçar como é possível realizar o tratamento dessas lesões.
Antes de qualquer informação, é necessário deixar claro que a principal forma de lidar com essas lesões é procurando um ortopedista especialista em joelho. Assim, será possível realizar os exames necessários e obter um diagnóstico confiável, permitindo tratamento adequado.
Além disso, é preciso destacar a importância da prevenção. Como ficou claro, boa parte das lesões é causada por esforço excessivo, desgaste natural, traumas ou excesso de carga no joelho.
Considerando os cuidados para evitar traumas, impactos e pancadas que afetam o joelho, a outra forma de evitar lesões é adotando cuidados com a prática de atividades físicas e com a manutenção do peso adequado para o corpo, evitando o sobrepeso.
Como você viu, a importância do acompanhamento de um ortopedista durante o tratamento dessas lesões comuns no joelho é essencial para o sucesso da reabilitação. Portanto, é necessário procurar um profissional com capacidade e experiência nesse tratamento, acesse o site e conheça o veja como marcar uma consulta com um ortopedista especialista em joelho.