Conheça os tipos de rompimento do ligamento na ortopedia
Se você conferir o nosso blog até o momento, temos falado bastante sobre ossos e fraturas. Mas há uma estrutura, menos rígida, que inquieta os nossos pacientes da mesma forma: são os ligamentos. Infelizmente, o que traz esse assunto à tona é o rompimento do ligamento e é sobre isso que nós vamos conversar desta vez.
Leia com atenção, tire as suas dúvidas ou comente outras. Sempre podemos deixar o conteúdo mais rico.
O que são ligamentos?
Antes de falarmos sobre rompimento do ligamento, vamos entender melhor sobre essa constituição!
O ligamento é uma espécie de cordão fibroso esbranquiçado, um pouco elástico e bastante resistente. Com fibras colágenas que permitem que ele se alongue, o ligamento também possui grande número de receptores sensitivos, proprioceptores e nociceptores que o auxiliam na captação de movimento, velocidade, articulação, e também na captação de dor e estiramento.
O ligamento também é um transmissor, que responde facilmente ao estímulo motor dos músculos. Ou seja, ele tem uma função passiva, uma vez que se move como os músculos.
Os ligamentos sem localiza ao redor das articulações e, como o nome sugere, ligam dois ou mais ossos. Logo, eles estão presentes em todas as articulações do corpo humano, seja ombro, cotovelo, joelho etc.
Dessa forma, pode-se dizer que uma das funções do ligamento é fortalecer e estabilizar as articulações, permitindo a execução de movimentos. No joelho, por exemplo, o ligamento permite a translação da tíbia sobre o fêmur.
Rompimento do ligamento: causas, tipos e sintomas
Embora sejam responsáveis pela estabilidade, os ligamentos podem ser rompidos em função de sobrecarga, torção, impacto direto e esforços repetitivos.
O rompimento do ligamento pode ser parcial – quando apenas algumas fibras são lesionadas e outras permanecem íntegras – ou total – quando todas as fibras são rompidas e promove maior instabilidade na região.
A depender da região afetada, o rompimento do ligamento também pode ser de tipos específicos, como: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM) e Lesão do Ligamento Cruzado Lateral (LCL).
Os sintomas de rompimento são muito característicos do local lesionado. Portanto, um rompimento do ligamento no joelho pode gerar a sensação de falseio ao andar ou até mesmo o deslocamento do joelho.
A lesão no ligamento do cotovelo pode promover incapacidade funcional além de muita dor, ou deformidades ósseas aparentes. E uma lesão no manguito rotador do ombro pode causa dor, inchaço no local e limitar o movimento dos braços.
Existe tratamento para rompimento do ligamento?
Eis uma ótima notícia: existe tratamento para rompimento do ligamento. O tipo de tratamento, obviamente, vai depender da criticidade da lesão. Para determinar, o médico ortopedista deverá realizar exame físico e solicitar exame de raio-X e de ressonância magnética.
Traumas leves costumam ser tratados com repouso e anti-inflamatórios para redução da dor e do edema. No entanto, há casos em que a intervenção cirúrgica é a única saída para reconstrução do ligamento, o que também deve exigir fisioterapia para reabilitação.
Mas atenção: a busca por um médico ortopedista especialista resulta em diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais avançados devido ao amplo conhecimento e experiência da área. Dr. Bruno Luciano é especialista em joelho com mais de uma década de atendimento, saiba mais sobre o ele.