Punção no joelho doi? Descubra como funciona esse procedimento.

A punção no joelho é um dos procedimentos ortopédicos menos invasivos e de extrema importância para o tratamento de inflamações e outros quadros que causam dores no joelho, a principal articulação do corpo humano. 

Punção no joelho doi? Descubra como funciona esse procedimento.

puncao-doi.jpg

A punção no joelho é um dos procedimentos ortopédicos menos invasivos e de extrema importância para o tratamento de inflamações e outros quadros que causam dores no joelho, a principal articulação do corpo humano. 

Ao receber o diagnóstico e o tratamento necessário, algumas dúvidas surgem na cabeça de boa parte dos pacientes. As mais comuns são: punção no joelho dói 

Uma dúvida que todos pacientes apresentam ao entenderem que precisam desse tratamento é: punção no joelho dói? Qual o tempo necessário para recuperação? Quando é realmente indicado esse tratamento? Quais os riscos desse procedimento?

A seguir, vou responder essas perguntas para que você entenda tudo sobre a punção de joelho.

 

Punção no joelho dói?

Para começar, vale destacar a gravidade desse tratamento e quanto de dor ele pode proporcionar para o paciente. É preciso lembrar que cada pessoa reage de uma forma a um procedimento, logo, isso é sempre levado em consideração. 

No entanto, a punção no joelho é um tratamento menos invasivo do que outros, como por exemplo alguns tipos de cirurgia no joelho que demandam cortes maiores, pré e pós-operatório e ainda alguns cuidados para a recuperação e para evitar que o problema volte.

 

Quando a punção no joelho é indicada?

Esse procedimento é indicado, tradicionalmente, em sinovite e bursite, quadros responsáveis por aumentar o volume de líquido sinovial do joelho e complicar movimentos, além de causar dores e até febre local. 

Porém, é necessário lembrar que apenas um ortopedista pode diagnosticar e realizar esse procedimento. Portanto, mesmo que você esteja com algum desses quadros, é preciso uma consulta, principalmente em um especialista em joelho, para saber se esse tratamento é indicado para o seu caso. 

Outro ponto que dá força a essa necessidade é a contraindicação para pacientes com infecção bacteriana, presença de prótese articular, ulceração, osteomielite adjacente, endocardite bacteriana e distúrbios de coagulação. Além disso, gestantes, diabéticos, alérgicos, usuários de coagulantes devem informar aos médicos para que alguns cuidados sejam tomados.

 

Quais os riscos da punção no joelho?

Como ficou claro, a punção no joelho é conhecida por ser uma prática menos arriscada do que outros tipos de procedimentos no joelho. Porém, é preciso considerar que o principal risco é a ocorrência de infecção articular pós punção. 

Isso destaca a importância de realizar esse procedimento com todos os cuidados necessários. Isso envolve consultar um médico especialista, entender se o seu caso é aplicável ao uso da punção no joelho e, principalmente, seguir todos os padrões para tal aplicação. 

Lembrando que qualquer tipo de tratamento médico só deve ser diagnosticado e ministrado por um médico capacitado para tal procedimento. Automedicação e autotratamento podem aumentar os níveis da lesão, causar mais dores e agravar quadros considerados leves, portanto, o primeiro passo sempre deve ser procurar um ortopedista qualificado. 

Quer saber mais sobre a punção no joelho? Acompanhe nosso blog e receba mais informações sobre esse procedimento e agende sua consulta para entender se o seu caso é passível desse tratamento. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS




logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS





Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Comunicação.




Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Digital.



Agendar Agora