Síndrome do corredor: o que é e qual o tratamento?
A síndrome do corredor é uma das tantas doenças que afetam atletas profissionais e amadores que gostam de praticar esportes. Nesse caso, ela ocorre tradicionalmente em praticantes de corrida de rua.
Entender sobre essa síndrome, sobretudo sobre as causas e tratamentos é fundamental para saber como prevenir que aconteça e comprometa o andamento de treinos e competições. Por isso, continue lendo o texto e entenda os detalhes sobre a síndrome do corredor.
O que é a síndrome do corredor?
Síndrome do corredor, que também é conhecida como Síndrome do atrito do trato iliotibial, é o nome dado à lesão inflamatória que acontece no joelho, mais precisamente na parte lateral da articulação.
Essa lesão é conhecida assim devido ao fato de ser uma das lesões de joelho mais comuns em atletas, sobretudo corredores focados em corrida de longas distância, como maratonas. No entanto, qualquer esportista que realiza algum exercício que demanda força repetida do joelho pode sofrer com essa lesão.
Entre os principais sintomas da síndrome do corredor, é possível lembrar da dor na lateral do joelho, ou mesmo dor no quadril em alguns casos e perda de capacidade para executar movimentos relacionados à prática esportiva.
A seguir, vou explicar as principais causas dessa síndrome para que você entenda os motivos que levam a esse quadro. Confira:
Quais são as causas da Síndrome do corredor?
Como ficou claro, essa lesão é causada devido ao excesso de carga no joelho. Além disso, há alguns fatores que colaboram para esse quadro.
O principal fator é a formação do corpo da pessoa. Pessoas que possuem falta de sincronismo entre o quadril e o joelho, geralmente, precisam de mais força para executarem movimentos, gerando maior carga no joelho.
Ainda sobre as alterações anatômicas, diferenças no comprimento das pernas também aumentam o impacto e a força dessa articulação.
No entanto, além dos fatores relacionados ao corpo humano, também é preciso destacar as condições para prática de atividade físicas. Terrenos irregulares, vícios na hora de correr ou mesmo inclinação somente para um lado são fatores externos ao corpo que podem causar a síndrome do corredor.
Qual o tratamento para a Síndrome do corredor?
Antes de qualquer informação, é preciso deixar claro que é necessário consultar um ortopedista especialista em joelho para chegar ao diagnóstico correto e consequentemente ao melhor tratamento.
Com isso claro, boa parte dos tratamentos para síndrome do coronavírus são clínicos. Isso quer dizer que envolvem uso de analgésicos e anti-inflamatórios e contam com sessões de fisioterapia focadas.
Além disso, é necessário pausa nas atividades físicas e retorno com aplicação de gelo no local. Por outro lado, a prevenção passa por acompanhamento constante com médico, treinos de qualidade, que não forcem além do limite, e reforço muscular para fortalecimento de toda região.
Como você viu, o tratamento para síndrome do corredor ou qualquer outra lesão ortopédica só pode ser receitado por um profissional com capacidade para isso. Portanto, se você está sentindo algum dos sintomas apresentados, clique a seguir e consulte um ortopedista qualificado.