Ortopedista x Traumatologista: conheça cada especialidade antes de consultar
Sentiu uma dor no joelho? Tem sentido dores constantes nas costas e acredita que seja em função de má postura? Há rigidez nos dedos e nas articulações das mãos? Recentemente levantou uma sacola de compras e doeu a articulação no ombro?
Bom, esses são bons sinais de que está na hora de marcar uma consulta médica para verificar o que está acontecendo e tratar. Mas a pergunta é: qual especialista médico é o mais indicado, um ortopedista ou um traumatologista?
Os dois especialistas tratam de deformidades, lesões e traumas em ossos, ligamentos, músculos e articulações. Acompanhe este artigo e nós iremos explicar as especificidades dos dois médicos e qual procurar nos casos acima citados e em outros. Entenda mais!
O que faz um ortopedista?
Ortopedista é um profissional de medicina especializado no sistema locomotor. Por isso, diagnostica e trata doenças que afetam a anatomia e a fisiologia deste sistema, que é composto por ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.
Ele tem um amplo mercado de atuação, desde clínicas e hospitais a casas de reabilitação, clubes desportivos e outros. Ao procurá-lo, o paciente pode ser submetido a exame de sangue e imagem, assim como ter a prescrição de medicamentos e até sessões de fisioterapia. Algumas das doenças suspeitas e tratadas por um ortopedista, estão:
- Escoliose
- Osteoporose
- Artrose
- Joanete
- Lesões musculares e esportivas
- Ruptura de ligamentos
- Luxação no bíceps
- Lombalgia
- Fascite plantar
O que faz um traumatologista?
Agora uma informação mega importante: todo ortopedista é traumatologista.
É isso mesmo! A traumatologia é a área do conhecimento sobre traumas e lesões. Logo, no Brasil, essas duas áreas são unificadas, sendo o ortopedista preparado em sua formação para tratar pacientes com fraturas, luxações e torções.
A diferença, no entanto, está no ambiente de atuação. Geralmente as fraturas, luxações e torções são originadas por acidentes domésticos, esportivos e outros. Logo, esse tipo de ocorrência é atendida imediatamente na urgência, onde você certamente irá encontrar o traumatologista, enquanto o ortopedista é dedicado ao acompanhamento e até consulta de rotina.
Compreendeu melhor?
Vamos aproveitar que você avançou a leitura até aqui, e vamos te explicar também qual a área de atuação do reumatologista. Afinal, essa é outra especialidade bastante confundida. E, quanto melhor você entender as diferenças, mais assertiva será a sua busca pelo tratamento ideal para as suas dores.
O que faz um reumatologista?
O reumatologista também é especializado em sistema locomotor, mais notadamente em doenças do sistema que não têm origem em lesões ou fraturas, por exemplo.
Dessa forma, ele trata de doenças crônicas e autoimunes que acometem articulações e tecidos do sistema musculoesquelético; enquanto o ortopedista trata de problemas mecânicos.
Algumas das doenças tratadas pelo reumatologista são:
- Artrite reumatoide
- Febre reumática
- Fibromialgia
- Bursite e tendinite
- Osteoartrose
Em qual médico ir: ortopedista, traumatologista ou reumatologista?
Os três especialidades tratam do sistema locomotor, mas com olhar clínico diversificado, o que torna a intervenção junto ao paciente mais adequada. Portanto, antes de escolher o médico para ir lembre-se da origem da dor e perceba a intensidade dos seus sintomas.
Se forem sintomas no aparelho locomotor, busque um ortopedista como o Dr. Bruno Luciano, especializado em Traumatologia e em cirurgia no joelho. Ele poderá encaminhar você para o melhor tratamento.