O que é a síndrome do pescoço tecnológico

Você sabe quantas horas por dia fica ao celular? Ou você passa tanto tempo usando dispositivo móvel que nem vê? Segundo pesquisa realizada pela consultoria App Annie, o Brasil é o terceiro país que mais passa tempo em aplicativos, com uma média de 3 horas e 45 minutos por dia.
Já pesquisa realizada pela AdColony na América Latina identificou que, entre 4,2 mil entrevistados, 84% têm o hábito de jogar por celular.
Por isso que, considerando o uso massivo dos smartphones no dia a dia ou de pcs em home office, isso significa mais e mais pessoas com pescoços inclinados digitando. Logo, não é de se admirar que algumas pessoas adquiram sequelas como a síndrome do pescoço tecnológico, também conhecida como cifose cervical e até mesmo síndrome do pescoço de texto.
Quer saber mais sobre essa síndrome? Então, vem entender melhor neste artigo!
O que é síndrome do pescoço tecnológico (ou cifose cervical)
O termo síndrome do pescoço tecnológico é bastante claro e ele diz respeito ao resultado da má postura em decorrência do uso de dispositivos móveis.
Para entender melhor como a cifose cervical acontece, saiba o seguinte: a coluna cervical é composta de sete pequenas vértebras que permitem o movimento do pescoço para os lados e para cima e para baixo. A coluna cervical possui ainda uma curva lordótica natural que equilibra o pescoço para dentro e nivela a curva cifótica do pescoço para fora.
Mas quando há uma curvatura externa anormal, com maior tensão na coluna, tensão nos ombros e pescoço, e dor nas costas, pode-se falar da existência de uma cifose cervical.
Especialistas dizem que cifoses de 20 a 50 graus são normais. Mas, curvaturas com mais de 50 graus são anormais e, portanto, preocupantes.
Vamos a um exemplo: para visualizar a tela do seu smartphone, o seu pescoço inclina 15 graus e é quando o peso da sua cabeça dobra para um único lado. Já imaginou o quanto pesa a sua cabeça para esse único lado em uma curvatura de 50 graus? Muito prejuízo para a sua cervical!
Dessa forma, é bom ficar de olho em alguns dos principais sintomas da síndrome do pescoço tecnológico, como dores:
- no pescoço
- de cabeça
- na cervical
- nos ombros
- rigidez muscular
- formigamento ou dormência de membros superiores
4 dicas para evitar a síndrome do pescoço tecnológico
As dicas para evitar a síndrome do pescoço tecnológico são simples, mas exigem atenção para mudar os seus hábitos. Vamos a elas!
1. Use o smartphone e o computador na altura dos olhos para manter o pescoço ereto.
Já que vai usar pc ou smartphone, mantenha uma postura adequada. Lance mão de suporte para suspender a tela de pcs à altura dos olhos. Caso haja dificuldade para enxergar o conteúdo da tela, aumente o tamanho das letras. Assim, não será necessário pender a cabeça para ler.
2. Prefira mensagens de áudio a mensagens por texto.
Da mesma forma, mensagens por áudio não exigem que você se incline para ler texto e se demore na curvatura irregular.
3. Varie a sua posição
Mude a sua posição a cada 15 minutos, mesmo no trabalho. Saia da frente da tela, levante-se, alongue seu corpo e reduza a fadiga sobre ombros e pescoço.
4. Busque ajuda do ortopedista
Se as dores e os desconfortos no seu pescoço já começaram a aparecer, procure já a ajuda de um ortopedista para ter certeza se você está com a síndrome. Ele irá fazer anamnese no consultório e requerer exames, seja de imagem ou outro, para ter certeza do diagnóstico.
Confira outras doenças com sintomas de dor nas costas neste artigo.