Conheça as lesões na prática de esporte mais comuns

Praticar atividades físicas gera benefícios diversos para o corpo e mente do ser humano. A regularidade desses exercícios é fundamental para combater estresse e evitar outras situações como sedentarismo. Porém, atletas, profissionais ou amadores...

Conheça as lesões na prática de esporte mais comuns

lesoes-na-pratica-de-esporte.png

Praticar atividades físicas gera benefícios diversos para o corpo e mente do ser humano. A regularidade desses exercícios é fundamental para combater estresse e evitar outras situações como sedentarismo. Porém, atletas, profissionais ou amadores, precisam sempre ficar espertos quanto às lesões na prática de esporte. 

As lesões na prática de esporte podem ser causadas por exagero, pela execução de forma inadequada de determinada atividade ou mesmo por acaso, derivando de algum impacto. Como as suas primeiras situações podem ser evitadas, entender as lesões mais comuns permite que você saiba também como evitá-las.

Principais lesões na prática de esportes

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que, mesmo entendendo qual lesão você sofreu, antes de se automedicar é necessário procurar um ortopedista. Só assim que você tem certeza que está realizando o tratamento correto. 

Com esse ponto claro, vamos às lesões na prática de esporte mais comuns: 

Cãibras

Essa é uma lesão que aparece, sobretudo, quando há uma prática intensa. Para exemplificar, você já deve ter percebido algum jogador de futebol reclamando de cãimbra ao final de uma partida. 

A cãibra é uma contração involuntária e dolorosa do músculo que gera fisgada e dor local. Geralmente, essa contração acontece quando um atleta está mal alimentado ou com preparo físico não adequado para a atividade realizada. 

Outro detalhe importante sobre a cãibra é que ela é uma lesão chamada de transitória, pois, tende a durar alguns minutos apenas.   

Luxações 

As luxações são as principais lesões na prática de esporte geradas por quedas e impactos fortes. Na prática, a luxação acontece quando há um descolamento de uma articulação da sua posição considerada habitual no corpo humano. 

As luxações podem acontecer em qualquer parte do corpo, mas, normalmente, acontecem nas regiões que ficam mais expostas durante a prática, como tornozelo, joelho, ombro e punho.

Entorse 

Ainda sobre lesões causadas por impactos e movimentos bruscos, as entorses são comuns durante a prática de atividades físicas. 

A entorse é uma lesão dos ligamentos, no entanto, nesses casos, não há nenhuma ruptura. Dessa forma, podemos dizer que, na maioria das vezes, a entorse é uma lesão ligamentar mais branda do que a ruptura ligamentar.  

Ruptura ligamentar

Essa é a lesão ligamentar que, geralmente, é mais grave. Também é causada por impacto forte ou movimento intenso e gera o rompimento, parcial ou total, do ligamento. 

Essa é uma das principais lesões de joelho no futebol. Seu tratamento depende do nível do rompimento, podendo ser resolvido com fortalecimento e fisioterapia ou sendo necessário intervenção cirúrgica. 

Distensão muscular

Também chamada de estiramento muscular, a distensão muscular é o rompimento de fibras musculares. Esse rompimento acontece devido ao esforço prolongado e exagerado em algumas práticas esportivas. 

Além do tratamento com fisioterapia, nesse caso, o descanso é fundamental para que a lesão não seja agravada.

Como prevenir lesões na prática de esportes

Como vimos, as lesões na prática de esporte são comuns e vão além da dor muscular. Existem quadros que podem comprometer a atividade e demandar um tratamento mais complexo. 

Por isso, prevenir essas lesões é fundamental. E, nesse ponto, o passo a passo pode ser dividido em 4 etapas básicas:

  1. Fazer aquecimentos, alongamentos e descanso: fazer aquecimento e alongamentos antes da atividade são práticas fundamentais para evitar lesões. Além disso, o descanso é fundamental para fortalecimento muscular.    
  1. Respeitar os limites do corpo: superar limites é algo presente nos esportes, mas, isso deve estar alinhado ao tanto que o seu corpo aguenta. 
  1. Hidratação: repor líquidos e sais minerais é algo fundamental para evitar lesões na prática de esporte. 
  1. Seguir orientações de profissionais: é preciso acompanhamento para praticar atividades físicas, seja um médico para ver se sua saúde está em dia ou mesmo um profissional de educação física para acompanhamento, principalmente em exercícios frequentes e complexos. 

 

Agora que você entende quais são as principais lesões na prática de esportes, sabe que, caso esteja sofrendo com alguma, o melhor caminho é consultar um ortopedista. Clique e veja quando é o melhor momento de realizar essa consulta. 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS




logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS





Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Comunicação.




Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Digital.



Agendar Agora