Qual a influência da obesidade em lesões ortopédicas no joelho
Quando falamos sobre as principais doenças geradas pelo excesso de peso, normalmente, as pessoas pensam em hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. No entanto, esse quadro também pode causar outros problemas, por isso, nosso assunto desse artigo é a relação entre obesidade e lesões ortopédicas, principalmente no joelho.
Continue lendo esse conteúdo e entenda os principais detalhes por trás dessa relação. Ao final do artigo você será capaz de saber exatamente:
- Qual a relação entre obesidade e lesões ortopédicas no joelho;
- Principais lesões ortopédicas causadas pela obesidade
- Como evitar essas lesões ortopédicas.
Qual a relação entre obesidade e lesões ortopédicas no joelho?
Antes de me aprofundar nesse assunto, é preciso destacar que é necessário muito cuidado ao falarmos de sobrepeso. De acordo relatório da OMS divulgado em 2019, 2,3 bilhões de pessoas no mundo estão com sobrepeso ou apresentam quadro de obesidade.
Então, vale a ressalva que a obesidade é uma condição médica que deve ser tratada de acordo com o quadro de cada pessoa, passando pelo diagnóstico de médicos competentes. Aqui, vou falar apenas da relação com as lesões ortopédicas.
Dito isso, como você viu no começo, quando o assunto é sobrepeso, é muito comum lembrarmos de doenças como diabetes e hipertensão e esquecermos das lesões ortopédicas.
No entanto, o excesso de peso é um dos principais fatores que levam as pessoas a desenvolverem dificuldades de locomoção e dores, seja nas articulações ou músculos.
Na prática, o motivo é muito simples: as articulações do corpo humano, sobretudo dos membros inferiores, são muito vulneráveis ao sobrepeso
.
Principais lesões ortopédicas causadas pela obesidade
Olhando para lesões ortopédicas em pacientes obesos, os principais diagnósticos são:
- Tendinite;
- Artrite;
- Artrose;
- Hérnia de disco;
- Lombalgia;
- Dores vertebrais
São quadros diversos que podem ser causados pela obesidade. Esses quadros podem afetar regiões como coluna, pés e joelho e ainda causar dor e desconforto no pescoço. Por isso, vale dar destaque a algumas situações comuns.
Artrose: a artrose no joelho pode ser entendida como o desgaste da articulação. Essa doença crônica causa muita dor nessa região e é caracterizada por inchaço, rigidez no local ou sensação de frouxidão ao movimentar.
Tendinite no joelho: também conhecida como tendinite patelar é uma doença que ocorre quando há uma inflamação no tendão da patela do joelho. Novamente, resulta em muita dor no local e dificuldade em realizar movimentos.
Como evitar lesões ortopédicas?
Antes de qualquer ação, a primeira atitude a ser tomada ao sentir alguma dor nessas regiões é procurar um ortopedista, médico que possui como especialidade o tratamento de joelho.
Geralmente, após o diagnóstico sobre a situação de cada paciente, o tratamento pode ser feito através de fisioterapia. Com o objetivo principal de desenvolver força, flexibilidade e resistência do joelho.
Além disso, é preciso finalizar esse conteúdo lembrando que a relação entre obesidade e lesões ortopédicas, muitas vezes, está associada à falta de práticas de exercícios, que tendem a deixar o corpo mais exposto às lesões.
Por isso, a dica para evitar lesões ortopédicas causadas pela obesidade é procurar manter uma rotina de exercícios físicos. Para mais, se você já sente algum sintoma e dores no joelho a solução é consultar um ortopedista qualificado.
O que achou deste conteúdo sobre a relação entre obesidade e lesões ortopédicas no joelho? Quer saber mais dicas e informações sobre saúde e cuidados ortopédicos, me siga no Instagram.