Infiltração no joelho: principais cuidados e recomendações

Entre todos os tratamentos para lesões de joelho, a infiltração no joelho é um dos mais comuns, sobretudo quando o objetivo é administrar medicamentos diretamente nessa articulação.
No entanto, ainda é comum encontrarmos dúvidas sobre esse tratamento. Principalmente sobre seu objetivo e indicação. Dessa forma, ao longo desse conteúdo, você vai encontrar as informações mais relevantes sobre infiltração no joelho, esclarecendo todas suas dúvidas.
Lembrando que o objetivo do conteúdo é esclarecer sobre esse tratamento. A indicação e todo o procedimento deve ser realizado por um profissional. Assim, neste conteúdo você encontra respostas para:
- O que é a infiltração no joelho?
- Quais as diferenças entre infiltração no joelho e punção no joelho?
- Quando esse tratamento é recomendado?
- O que é preciso ter atenção ao realizar infiltração no joelho
O que é a infiltração no joelho?
Infiltração no joelho é o nome dado ao tratamento que permite a injeção e administração de medicamentos diretamente no interior dessa articulação. Nesse tratamento pode ser administrado medicamentos como: anestésicos, corticóides e ácido hialurônico.
Vale destacar que esse procedimento também pode ser realizado em outras partes do corpo como pés, ombros e mãos.
É comum encontrarmos dúvidas sobre a diferença entre infiltração e punção no joelho. De uma forma prática, a punção tem como objetivo retirar excesso de líquido da articulação, não havendo nenhuma aplicação de medicamento, procedimento que só acontece na infiltração.
Quando a infiltração é recomendada?
Geralmente, casos que necessitam desse tratamento são mais graves, principalmente, quando não há melhora mediante a outros tipos de medicação e fisioterapêuticos, ou quando não é possível realizar tais tratamentos.
Um dos principais diagnósticos que podem levar à infiltração no joelho é o de artrose no joelho. Além disso, outros casos em que normalmente é indicado esse tratamento são:
- Dores crônicas no joelho e sem resposta aos métodos considerados tradicionais de medicação.
- Doenças degenerativas no joelho.
- Atletas com dores constantes e graves no joelho.
Novamente, é preciso destacar que esses são casos em que geralmente é indicada a infiltração no joelho. Esse tratamento é passado depois da tentativa de outros métodos e em hipótese alguma pode ser automedicado ou mesmo realizado por conta própria.
É necessário sempre contar com o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de um médico especialista em joelho. Esse é um dos principais cuidados que envolvem a infiltração no joelho, além disso, ainda há alguns pontos de atenção que devem ser observados.
Cuidados ao realizar o procedimento
O principal cuidado necessário é sobre a realização da infiltração no joelho. Médicos, sobretudo especialistas em joelho, são os únicos com capacidade e competência para realizar esse procedimento.
Para realização da infiltração no joelho é necessário um preparo do consultório, processo que passa pela de desinfecção da pele e dos materiais que serão utilizados.
Por fim, é preciso reforçar a necessidade de acompanhamento médico após o procedimento e de seguir os cuidados passados por esse profissional. Normalmente, é indicado certo repouso e redução de práticas que demandam esforço no joelho por um período curto após a infiltração no joelho.
Agora que você sabe o que é infiltração no joelho, você pode ir além e entender a real diferença entre um médico ortopedista e traumatologista. Clique no link e descubra agora mesmo.