Má postura no home office: como prevenir futuras lesões
Ei, conserte já a postura enquanto lê este artigo! Você estava com o corpo troncho? Infelizmente, isso não acontece só com você. Pode-se dizer que o volume recente de consultas no consultório ortopédico tem origem na má postura no home office, medida de trabalho adotada em função do isolamento social na pandemia do covid-19.
Quem foi pego de surpresa nesse cenário e não teve tempo para pensar na melhor adaptação pode sofrer com dores e mal estar no corpo. Pois, embora as empresas tenham obrigação em oferecer condições adequadas de trabalho para seus funcionários, geralmente medidas preventivas e de cuidado ficam restritas ao escritório e raramente são reaplicadas no home office do trabalhador.
Algumas das consequências de quem não possui qualidade de vida no home office são: escoliose, hiperlordose, LER, tendinites e outras inflamações e lesões que podem exigir mais atenção de um médico ortopedista.
Para evitar tudo isso, listamos algumas dicas que podem auxiliar você a ter um home office mais adequado.
4 dicas para evitar a má postura no home office
Grande parte das empresas vem admitindo um alto nível de produtividade no trabalho home office na pandemia, levantando a possibilidade de rotinas híbridas na pós-pandemia. Além disso, enquanto não há vacina para a covid-19, muitas não querem arriscar a saúde dos seus colaboradores.
Isso tudo torna o home office uma importante realidade para milhares de colaboradores. Por isso, é preciso adotar medidas permanentes para ter qualidade de vida tanto no escritório da empresa quanto no espaço de trabalho em casa.
1. Mobiliário ergonômico
Se você passa aproximadamente oito horas do seu dia sentado trabalhando, está na hora de sentar em uma cadeira própria para isso. Chega de trabalhar na cadeira rígida e desconfortável da sala de jantar. É preciso parar de trabalhar do sofá.
Pense também em acessórios como apoiador de punho, suporte para o notebook e apoio para os pés. O mobiliário inadequado pode resultar em lesões graves no corpo e pode resultar em desprazer no trabalho, causando mau humor.
2. Pause e faça alongamentos
Por incrível que pareça, a pausa para o café, para buscar papelada na sala de outro departamento ou a ida à sala de reunião, são momentos em que o corpo desperta e alonga.
No home office, tudo isso é extinto. Por isso, crie momentos para se levantar, esticar as pernas e os braços, alongar a coluna e o pescoço. Isso ajuda a reforçar os músculos e ganhar resistência.
3. Regule a altura da tela do monitor
Não são apenas as pernas e os braços que precisam de atenção. O pescoço também merece. Dizemos isso porque a tela do monitor ou notebook devem ficar na direção dos olhos.
Caso seja necessário maior esforço de projeção do pescoço para você enxergar o conteúdo da tela, ele pode ser sobrecarregado e causar dor.
4. Evite trabalhar deitado
Estando em casa, não é difícil que você acabe explorando vários cômodos para trabalhar. Principalmente a cama, esse móvel tão convidativo.
Mas atenção: não há má postura no home office pior do que essa. Trabalhar deitado pode exigir demais do punho e da sua coluna cervical.
Como deu para perceber até aqui, é possível sim garantir conforto no teletrabalho. Portanto, busque formas de evitar dores nas costas, lesões e fraturas no trabalho em casa. Aproveite e assine nossa newsletter e receba mais dicas de cuidado com o corpo!
ba mais dicas de cuidado com o corpo!