Fratura óssea: saiba o que é, causa, tipos e tratamento

O principal composto do nosso sistema musculoesquelético são os ossos que, interligados entre si, interagem para desempenhar diversas funções. Trata-se de uma estrutura muito resistente, mas que, com o limite de carga suportada excedido...

Fratura óssea: saiba o que é, causa, tipos e tratamento

ortopedia.jpg

O principal composto do nosso sistema musculoesquelético são os ossos que, interligados entre si, interagem para desempenhar diversas funções. Trata-se de uma estrutura muito resistente, mas que, com o limite de carga suportada excedido, pode resultar em fratura óssea.

Apesar de ser uma interrupção na continuidade do osso, pasmem: a fratura óssea é muito frequente, mas, às vezes, tão pequena e simples que a pessoa não percebe.

Porém, existem fraturas no osso que chama atenção a ponto da pessoa necessitar de atendimento especializado. Para esses casos, suspeita-se de doenças correlacionadas ou de lesões que precisam ser investigadas. 

Para que você entenda melhor sobre o assunto, criamos este artigo que explica os tipos de fratura e quais tratamentos costumam ser indicados. Confira!

Tipos de fratura no osso

Na ortopedia identifica diversos tipos de fraturas, em sua grande maioria são classificadas de acordo com a causa, podendo ser traumáticas ou patológicas, ou pelo tipo de lesão.

Causa

As fraturas traumáticas são causadas por impacto, portanto, correspondem à maior parte das lesões relatadas no consultório médico. Um exemplo são as fraturas em decorrência de acidentes domésticos ou em práticas esportivas.

Já as fraturas patológicas ocorrem espontaneamente, mas originadas por doença crônica, como osteoporose (enfraquecimento do osso por perda de cálcio) ou um tumor.

Lesão

O tipo de fratura também pode variar de acordo com a complexidade da lesão, são elas:

  • Fratura óssea simples: implica apenas o osso, não há perfuração da pele e nem lesão em tecidos ao redor.
  • Fratura exposta: ao contrário da primeira, esta lesão tem a pele rompida e o osso fica exposto. Por isso, ela é suscetível de infecções bacterianas.
  • Fratura completa: além do osso e da pele, esta fratura atinge outras estruturas como vaso sanguíneo e nervos, o que exige uma intervenção médica bem mais séria.
  • Fratura incompleta: gera uma lesão parcial, às vezes, caracterizado por fissura.

Tratamentos para fraturas no osso

Como alertado anteriormente, a fratura óssea pode ser causada por um acidente ou por uma doença. Em qualquer caso, é necessário o acompanhamento médico, pois a fratura também pode causar dano em ossos, tecidos e órgãos adjacentes.

Para entender melhor o tipo de fratura e a abrangência da lesão, o médico especialista vai solicitar exame de imagem que irá orientá-lo para dois tipos de tratamento: o conservador (imobilização da área fraturada) e o cirúrgico; além de remédios.

Para a escolha do tratamento, o médico leva em consideração a gravidade da fratura óssea, sua extensão e as condições clínicas do paciente. A depender da área fraturada, é possível que o médico também prescreva fisioterapia para recuperação da mobilidade.

Fraturei o osso, qual médico procurar

Lembra que dissemos no início deste artigo que muitas fraturas ósseas ocorrem, mas poucas são percebidas?

Para aquelas que incomodam, causam dor, apresentam hematoma, inchaço e deformidade na pele ou até incapacitam os movimentos, assim como em caso de acidentes que resultam em fratura óssea, procure já um ortopedista.

Ele é o especialista mais indicado para evitar possíveis complicações na fratura, como necrose, perfuração e infecções, diagnosticar qual o tipo de sua fratura e indicar o melhor tratamento.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS




logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS





Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Comunicação.




Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Digital.



Agendar Agora