O que é traumatologia: conheça a especialidade e atuação
É chegada a hora de aprofundar um pouco mais o entendimento sobre traumatologia, assim você saberá quando o especialista nessa área é a escolha certa para o seu atendimento. Leia o artigo!
O que é traumatologia
Traumatologia é a especialidade médica que trata dos traumas. E, quando falamos sobre traumas, estamos falando de problemas que surgem no sistema locomotor em função de choques e impactos.
Assim, a traumatologia identifica, diagnostica e cuida de fraturas, lesões causadas por eventos traumáticos, seja em braços, mãos, pernas, coluna, tendões e outros.
Qual a importância de um traumatologista?
Embora traumas sejam caracterizados como lesões ocasionadas por agressão ao corpo, nem todas são identificadas imediatamente pela vítima assim que ocorre. Por isso, é comum pacientes chegarem ao consultório médico com reclamações de dores (em alguma parte específica do corpo), febres e incapacidade de realizar atividades simples e o diagnóstico identificar lesões e fraturas, decorridas de alguma ação cotidiana.
Às vezes, podem ser de pancadas simples, quedas, mau jeito, seja num momento de lazer, descanso ou de trabalho. Sendo o traumatologista o especialista em traumas, é imprescindível que o paciente recorra a ele para tratar dessas lesões, que não necessariamente surgem por conta de uma doença.
Geralmente, esses choques são ocasionados em:
Esportes
No entanto, o traumatologista também é um personagem recorrente na reabilitação desportiva, pois, é bastante comum ocorrer traumas em praticantes de esporte. Algumas das lesões e dos traumas que mais ocorrem entre esportistas, podemos destacar a contusão, luxação, torção, distensão muscular e as fraturas.
Trânsito
O volume de acidentes de trânsito no Brasil permanece assustador e leva a um número considerável de óbitos anualmente. Mas uma das principais consequências em vítimas de acidentes de trânsitos são lesões na cabeça, no pescoço e na coluna. Nesses casos, o traumatologista não atua apenas no atendimento de emergência, mas também em processo de recuperação por cirurgia, colocação de prótese e outros.
Rotina doméstica
Infelizmente, acidentes domésticos levam a inúmeros traumas, principalmente em idosos. Dados do Inmetro revelam que 37% dos atendidos em hospitais são por acidente doméstico e, dentre esses acidentes, 38% resultam de quedas.
Trabalho
Outro ambiente que também apresenta riscos para a saúde das pessoas, expondo-as a possíveis traumas, é o ambiente de trabalho. Acidentes de trabalho são responsáveis por fraturas, de luxações e de entorses de punho, mão, antebraço, fêmur e joelho.
Onde o traumatologista atua
Como deixamos claro ali em cima, o traumatologista é dedicado ao tratamento de traumas por choques ao corpo. O traumatologista tem a mesma formação de um ortopedista, mas a sua atuação costuma ocorrer em emergências de hospitais, assim como em clínicas, em centros de treinamento e até em empresas que possuem projetos destinados a prevenir ou reduzir acidentes de trabalho.
Para identificar o trauma reclamado pelo paciente, o traumatologista faz uso de exames de imagem. Diante do diagnóstico, o especialista pode recomendar cirurgia para implementação de ligadura ou colocação de gesso ou para instalar parafusos e placas.
O principal objetivo desse profissional é devolver um funcionamento adequado ao sistema locomotor.
Agora que você já sabe o que é um traumatologia, saiba em que ele se diferencia de um profissional ortopedista.