Formigamento nos pés: entenda o que é Neuroma de Morton
Você já sentiu formigamento nos pés durante alguma prática esportiva? Essa é uma sensação relatada por muitos atletas, amadores e profissionais, principalmente aqueles que praticam corridas.
Porém, apesar de ser algo geralmente simples, que pode ser resolvido com a troca do calçado utilizado durante o exercício, pode ser também um alerta para a necessidade de uma consulta ao seu ortopedista. Afinal, pode ser um sintoma de uma lesão conhecida como Neuroma de Morton.
Se você respondeu sim ao questionamento levantado no começo desse conteúdo e tem convivido frequentemente com essa sensação de formigamento dos pés, continue lendo esse texto e entenda tudo sobre essa situação.
O que é Neuroma de Morton?
Neuroma de Morton é o nome dado à lesão que ocorre no nervo dos pés. Para ser mais exato, essa lesão acontece com frequência no nervo que está localizado entre o terceiro e o quarto dedo.
A sensação de formigamento nos pés é, geralmente, o primeiro sintoma dessa lesão. Que também pode estar acompanhado do sentimento de queimação no local, cãibra dos dedos acompanhada de novas sensações de formigamento e ainda musculatura dos dedos comprimida.
Vale destacar que, em boa parte dos quadros, essa lesão é considerada benigna. Isso quer dizer que com tratamento adequado e com acompanhamento do ortopedista, a tendência é que não gere consequências graves para outros membros do seu corpo.
No entanto, a sensação pode incomodar e ser frequente, principalmente no caso de atletas e de mulheres que usam saltos rotineiramente. A seguir, vamos entender melhor essas situações.
Quais as principais causas do formigamento nos pés?
Tradicionalmente essa inflamação, o formigamento nos pés e o diagnóstico de Neuroma de Morton é frequente entre mulheres, sobretudo em quem utiliza salto alto de forma rotineira.
O motivo é que esses calçados geram uma alta pressão nos dedos dos pés, fazendo com que os nervos fiquem fracionados. Esse desconforto é acelerado pelo fato desses sapatos jogarem a pressão para as pontas dos pés.
Vale destacar que, mesmo em homens, principalmente naqueles que têm o costume de usar sapatos de bico fino, a tendência é que essa pressão também seja exagerada na ponta dos pés, causando o formigamento.
Além dos sapatos, um outro causador do formigamento nos pés, e consequente o Neuroma de Morton são atividades físicas. A seguir vamos falar no detalhe sobre essas situações.
Formigamento nos pés durante atividades físicas
Atividades esportivas, principalmente aquelas que são caracterizadas pelo alto contato do pé com o chão, como as corridas, ou ainda aquelas que possuem uma grande carga de saltos ou de lançamento do corpo para frente, podem gerar formigamento nos pés e ainda o Neuroma de Morton.
Além desses esportes, também é comum o diagnóstico em esportivas que usam calçados muito apertados, seja em dança ou mesmo em escalada. Por fim, como já falamos aqui sobre as principais lesões de joelho no futebol, podemos destacar que atletas que utilizam chuteiras muito apertadas também podem sentir formigamento nos pés.
Gostou desse conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre formigamento nos pés? Veja esse outro conteúdo e entenda quando é a hora de consultar um ortopedista.