Artroplastia de Joelho: saiba o que fazer para ter um bom pós-operatório

Artroplastia de joelho é uma cirurgia indicada no tratamento de artrose, deformidade articular ou de alguma doença reumática no joelho. Ela é uma alternativa para quando o tratamento convencional para artrose não oferece resultados satisfatórios para o paciente.

Artroplastia de Joelho: saiba o que fazer para ter um bom pós-operatório

pos-operatorio-Artroplastia-de-joelho-01-1200x801.png

Já discutimos aqui no blog sobre alguns sinais das articulações e dos ossos que indicam a hora de agendar a sua consulta com o ortopedista. A artrose pode ser um deles, principalmente no joelho, região em que a degeneração da tíbia, do fêmur, da patela ou dos meniscos podem exigir artroplastia de joelho.

Quer saber mais sobre o que é esse procedimento e como ele vai ajudá-lo a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez do joelho? Vem ler este artigo completo!

Quando a artroplastia de joelho é indicada

Artroplastia de joelho é uma cirurgia indicada no tratamento de artrose, deformidade articular ou de alguma doença reumática no joelho. Ela é uma alternativa para quando o tratamento convencional para artrose não oferece resultados satisfatórios para o paciente.

Para quem desconhece, a artrose é uma doença comum nos joelhos causada a partir do desgaste da cartilagem que reveste a região óssea.

Algumas das causas apontadas para esse desgaste são o sobrepeso, o envelhecimento, a hereditariedade e, principalmente, traumas por impactos de exercícios repetitivos na região, tal como fraturas e rompimento de ligamentos.

A dor e o desconforto no joelho costumam ser alguns dos indicadores de que é preciso consultar um ortopedista especialista. Inflamação, deformidade, cansaço no joelho, dificuldades para movimentá-lo e até andar também são sintomas preocupantes que deverão ser informados durante a consulta médica.

Para o diagnóstico da artrose no joelho, o especialista deverá solicitar exames de imagem como radiografia, ressonância, tomografia ou ultrassom.

Como é realizada a artroplastia?

A artroplastia é uma cirurgia na articulação. Embora pareça ser bastante delicada, ela é uma evolução no tratamento de artrose, principalmente do joelho.

A cirurgia tem duração média de 1 a 2 horas e consiste na incisão média de 10-12cm para retirada da articulação afetada e substituição por uma prótese de metal e polietileno.

A prótese é moldada para reestruturar os movimentos e fixada ao osso por uma espécie de cimento especial. Há casos em que não é usado o cimento e a fixação se dá por encaixe da prótese no osso.

Os materiais utilizados na artroplastia possuem alta durabilidade e são muito resistentes ao desgaste. Por isso, é possível passar mais de uma década com a mesma prótese.

É preciso apontar que a artroplastia do joelho pode ser parcial, quando apenas um componente da articulação é substituído; ou total, quando todas as extremidades ósseas exigem implante protético.

Após a cirurgia, costuma-se notar uma progressiva redução da dor na região, o que significa grande ganho de qualidade de vida para o paciente.

Como é o pós-operatório de artroplastia de joelho

A pessoa que passa por uma artroplastia pode ficar tranquila, pois o pós-operatório costuma ser dentro do esperado. O local da intervenção é protegido por um curativo compressivo que exige procedimentos específicos de higienização.

Por ser uma cirurgia simples, a internação dura em média 3 dias, onde já é iniciada a reabilitação com auxílio de andador ou muletas.

Em casa, o paciente deve evitar o uso de almofadas sob o joelho e manter a perna da cirurgia elevada. Também é preciso que o paciente evite carregar pesos, dê saltos e se esquive de atividades físicas que o exponham a quedas.

Geralmente, o ortopedista também indica que o paciente siga com fisioterapia, pois as atividades sob supervisão do profissional são imprescindíveis para a recuperação dos movimentos do joelho. Afinal, o joelho precisa reaprender a se movimentar.

O paciente precisa ter atenção constante ao ganho de peso para que haja maior preservação da prótese e maior durabilidade.

E lembre-se: a cirurgia de artroplastia de joelho deve ser realizada por um ortopedista especialista, após o diagnóstico correto de suas condições físicas e clínicas. Dr. Bruno Luciano é especialista em joelho e traumatologista. Quer saber mais sobre esse procedimento, fale com ele agora mesmo!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS




logo dr. bruno luciano

SIGA AS REDES SOCIAIS





Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Comunicação.




Copyright © 2020 Bruno Luciano | Desenvolvido por Gepeto Digital.



Agendar Agora