Gonartrose: descubra tudo sobre a artrose do joelho
A artrose no joelho é uma das principais lesões ortopédicas que afetam essa importante articulação do corpo humano. O detalhe curioso sobre essa doença é que ao procurar um médico especializado, você pode se deparar com várias nomeações diferentes, incluindo, Gonartrose.
Aqui no meu Blog, você já falei sobre o que é preciso para diagnosticar a artrose no joelho. Agora, vou apresentar as principais causas da Gonartrose, os sintomas mais comuns e ainda você vai ver a importância de procurar um ortopedista para encontrar tratamento adequado.
Principais causas da Gonartrose
Antes de tudo, preciso ter certeza que já sabemos o que é a artrose no joelho. De uma forma bem simples, Gonartrose é um desgaste na cartilagem do joelho.
Dito isso, ao olharmos para os principais diagnósticos de Gonartrose, entendemos que essa lesão pode acometer uma pessoa em de forma primária ou secundária.
Quando esse desgaste acontece de forma natural é chamado de Gonartrose primária. Isso pode acontecer devido a um processo degenerativo da cartilagem, associado ao envelhecimento ou mesmo ao uso diário.
Por outro lado, quando há algum motivo específico que provoca esse desgaste, chamamos de Gonartrose secundária. Como já falamos aqui no Blog, um dos motivos pode ser a relação entre obesidade e lesões ortopédicas, mas a artrose também pode ser causada por fraturas e patologias infecciosas, por exemplo.
Quais os sintomas da Gonartrose
É comum identificarmos 4 sintomas em pacientes com diagnóstico de Gonartrose.
- Dor na região: normalmente, essa dor aparece logo após exercícios e esforços que demandam muito de movimentos dos membros inferiores.
- Rigidez no joelho: geralmente, a sensação de rigidez no joelho aparece ao iniciar movimentos, como levantar da cama ou começar uma caminhada, principalmente após longos períodos de descanso e repouso.
- Inchaço: o inchaço é percebido na região e pode estar acompanhado de aumento da temperatura no joelho. Outro detalhe relevante sobre esse inchaço é que ele está relacionado com um estado inflamatório, sendo necessário passar por uma punção no joelho.
- Perda de mobilidade: como consequência do inchaço e da rigidez, é comum que pacientes com Gonartrose percam a mobilidade.
Importância do ortopedista para o tratamento de Gonartrose
Ao sentir algum desses sintomas, não há outra solução: é preciso procurar o médico que tem como especialidade tratar o joelho: um ortopedista.
Nesse momento, é fundamental entender a importância de um ortopedista não apenas para o diagnóstico após lesões mais avançadas, mas também para o tratamento para evitar o avanço da Gonartrose.
Em muitos casos, o tratamento recomendado é o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios para lidar com a dor e inchaço. Além disso, é indicado também a realização de fisioterapia para agir diretamente no fortalecimento do joelho.
No entanto, volto a dizer que esse tratamento não deve ser iniciado por conta própria. Ao sentir dor ou qualquer outro sintoma, a melhor solução é procurar um ortopedista e realizar todos os exames para entender exatamente o seu quadro e as particularidades do seu caso.
Com tudo isso, agora você já sabe o que é Gonartrose e sabe como lidar com artrose no joelho. Se você sente algum sintoma, clique aqui e consulte um ortopedista qualificado agora mesmo.