Joelho Estalando: causas e tratamentos
Subir escadas, fazer uma caminhada, participar de uma corrida, para muitas pessoas, essas atividades estão acompanhadas de uma sensação muito estranha: o joelho estalando.
Como eu sempre falo aqui, o joelho é uma das principais articulações do nosso corpo e merece cuidados reforçados. Por isso, entender o que significa esses estalos é fundamental para que você consiga interpretá-los e saber se é preciso se preocupar ou não.
É normal o joelho estalar?
Antes de apresentar as causas e os tratamentos que são recomendados, preciso separar um espaço para responder uma pergunta que recebo constantemente em meu consultório: é normal o joelho estalar?
Na maioria das vezes, quando os estalos no joelho não acompanhados de dores na região, inflamação ou inchaço, podem ser considerados uma condição normal, afinal, a prática de exercícios leva a movimentação dos ossos uns contra os outros.
No entanto, quando os estalos no joelho são constantes e, principalmente, estão acompanhados de dores e inchaço, é necessário agendar uma consulta com o ortopedista para entender o que está levando a esse quadro e, sobretudo, o que significa esse sintoma.
Joelho estalando: principais causas
Como falei, os estalos no joelho são sintomas de alguma situação. Geralmente, quando o assunto é joelho estalando, as principais causas são:
Excesso de peso: os joelhos são um dos principais envolvidos na sustentação do corpo. Dessa forma, quando o limite sustentado é ultrapassado, é necessário maior esforço para locomover e sustentar o peso. Assim, se o seu joelho está estalando, pode ser um sinal de que é necessário controlar o peso. Para entender mais sobre essa situação, sugiro a leitura do artigo sobre a influência da obesidade em lesões ortopédicas no joelho.
Artrose no joelho: joelho estalando também pode ser um sinal de desgaste da articulação. Nesse caso, é necessário realizar todos os cuidados e passar pelo tratamento para tratar a artrose no joelho.
Sobrecarga: uma outra causa de estalos no joelho é a sobrecarga. Seja no excesso de atividades físicas ou mesmo na frequência, esses estalos servem para demonstrar que o joelho está sendo muito exigido. Sobretudo se acontecem após essas práticas.
O que fazer quando sinto o joelho estalando?
Antes de qualquer ação, procure um ortopedista, de preferência um profissional que seja especialista em joelho. Só depois dessa consulta será possível entender exatamente qual é a causa dos estalos em seu joelho e saber qual o tratamento.
Vale destacar que, em muitos casos, o tratamento adequado consiste no acompanhamento fisioterápico, focando no fortalecimento e alongamento dos ossos e músculos dessa região.
Além disso, você pode prevenir esses quadros, principalmente se você pratica atividades físicas, pode tomar alguns cuidados para evitar lesões no esporte. As principais dicas são:
- Reduzir a intensidade e a carga dos treinos;
- Contar com calçados de qualidade;
- Ter uma rotina de treinos condizente com seu preparo físico;
- Contar com um profissional para montagem dos treinos.
Seguindo essas dicas, e consultando um ortopedista, será possível entender os motivos que levam seu joelho a estalar e, sobretudo, garantir que esse quadro não desenvolva uma lesão mais séria.
Está sentido o joelho estalando? Consulte um ortopedista agora mesmo e entenda as causas e tratamentos para não sofrer lesões.