Punção no joelho recuperação e cuidados
A punção no joelho é um procedimento considerado de baixa complexidade e indicado, geralmente, com frequência, sobretudo, para pacientes que apresentam inchaço, grande volume e limitação prolongada de movimento na região.
Mas, apesar de já ser, consideravelmente, conhecida por ortopedistas e outros profissionais, muitas pessoas ainda não sabem o que significa esse procedimento. Portanto, ao longo desse conteúdo você vai entender:
- O que é punção no joelho?
- Tipos de punção no joelho.
- Quando a punção no joelho é recomendada?
- O que pode causar água no joelho?
- Cuidados com a punção no joelho.
- Diferença entre infiltração articular e punção articular.
- Quando procurar um ortopedista para punção no joelho
O que é punção no joelho?
A punção no joelho, também conhecida como punção articular ou artrocentese, é um procedimento médico que tem como objetivo a retirada do excesso de líquido acumulado de uma articulação, no caso o joelho.
Esse líquido, geralmente, é conhecido como líquido sinovial, aparecendo geralmente em caso de Sinovite do joelho. Porém, há casos em que é encontrado sangue, pus ou até a mistura dos três nas articulações.
O principal objetivo desse procedimento, que acontece por meio de uma seringa, é a retirada do excesso do líquido. No entanto, esse procedimento permite também a coleta para análise da natureza do inchaço do joelho.
Tipos de punção no joelho
Agora que explicamos o que é punção no joelho, é necessário destacar também que existem alguns tipos diferentes de realização desse processo, categorizados, principalmente, com base no objetivo.
A seguir, vamos explicar os detalhes para que você entenda. Confira:
Punção de joelho de alívio: esse processo tem como principal objetivo atuar para redução de dor e desconforto do paciente.
Punção de joelho para diagnóstico: o objetivo desse procedimento é a coleta de material para realização de exames para diagnóstico de algum quadro no paciente.
É importante destacar que, apesar desses dois tipos de punção no joelho, é comum a realização de apenas um procedimento para ambos objetivos. A seguir, vamos falar os casos em que esse processo é indicado, para que você entenda ainda mais detalhes. Confira:
Em quais casos a punção no joelho é indicada?
No conteúdo em que falamos sobre o ortopedista, médico em que sua especialidade é tratar o joelho, falamos que o joelho é a maior articulação do corpo humano. Com isso, podemos dizer que inchaços e processos inflamatórios do joelho, devido ao acúmulo de líquido, podem acontecer por vários motivos.
Como todo tratamento médico, a punção no joelho só deve ser realizada após exames e, claro, avaliação de um ortopedista capacitado para tal atendimento.
Geralmente, sua aplicação está relacionada aos casos de Sinovite, traumas e inflamações que envolvem a membrana sinovial e também é muito indicada em casos de bursite. Além disso, situações envolvendo a artrose no joelho podem causar o estado conhecido tradicionalmente como “água no joelho”, gerando a necessidade desse tratamento.
Dessa forma, se você sofreu algum trauma na região, ou percebeu inchaço, consulte um ortopedista e não estranhe caso o diagnóstico seja a necessidade da punção no joelho.
O que pode causar água no joelho?
Acima, falamos sobre os casos em que, tradicionalmente, é recomendado o procedimento de punção no joelho. Nesse sentido, é preciso destacar a sinovite de joelho. Também chamado de água no joelho, esse quadro pode ser entendido como uma inflamação da membrana sinovial, que reveste internamente o joelho, aumentando a quantidade de líquido sinovial.
Geralmente, é causado por demasiado esforço repetitivo, pancadas ou traumas direto no local, causando dor, inchaço e dificuldade de movimentação e locomoção. Porém, há casos em que a água no joelho como sintomas é resultado de doenças como artrite.
Cuidados com a punção no joelho
Falamos sobre a indicação da punção no joelho e reforçamos a necessidade do diagnóstico de um ortopedista.
O principal motivo é o cuidado para que esse procedimento aconteça da forma ideal, não resultando em uma infecção na região. Além disso, geralmente, é contraindicado em pacientes com suspeita de infecção bacteriana, distúrbios de coagulação e outras particularidades.
Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, a punção no joelho é um procedimento que necessita de atenção e por isso, apenas um ortopedista qualificado pode indicar e realizar esse processo.
Além de todos os cuidados médicos, esse fato é fundamental para evitar problemas após a realização da punção. Mesmo tratando-se de método com poucos riscos e de baixa complexidade, quando não existem os cuidados necessários, há a possibilidade de infecção articular e a falta de efetividade do procedimento.
Portanto, contar com um profissional competente para realização, é fundamental para reduzir esses riscos e garantir sucesso na punção no joelho.
Diferença entre infiltração articular e punção articular
Por fim, precisamos falar sobre a diferença entre infiltração articular e punção articular para que não haja confusão. Afinal, há uma certa confusão entre esses dois procedimentos que envolvem a utilização de agulha no joelho.
Como vimos, a punção articular é a forma de retirar o excesso de líquido da articulação, servindo exclusivamente para reduzir o líquido sinovial que causa a inflamação.
Por outro lado, a infiltração articular é o procedimento que permite a administração de medicamentos diretamente na articulação, contribuindo para tratamento de doenças como artrose e tendinite e para a introdução de medicamentos rápidos para aliviar dor no joelho.
Quando procurar um ortopedista para fazer punção no joelho?
Com todas essas informações, agora certamente você entende o que é a punção no joelho e sabe que, quando indicada, ajuda a reduzir a inflamação no local.
O grande ponto de destaque é a necessidade de procurar um ortopedista ao identificar dores contínuas, desconforto, dificuldade de locomoção ou inchaço no joelho. Nessa consulta, será possível realizar os exames necessários para diagnóstico e a prescrição do tratamento que, pode ou não, passar pela realização de punção no joelho.
Portanto, vale o reforço sobre os perigos da automedicação e da importância de um profissional qualificado para realizar esse e outros procedimentos. Só assim, realmente, será possível tratar efetivamente dores no joelho.
Gostou desse conteúdo sobre punção no joelho e seus cuidados? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outras dicas.