5 sintomas que indicam a hora de agendar consulta com ortopedista
O que você faz ao sentir dores nas costas e nos joelhos ou fraqueza, formigamento e ardência nos músculos? Consultar um ortopedista é uma alternativa imediata?
Bom, se você costuma ignorar esses tipos de alerta do corpo, saiba que pode incorrer em doenças ortopédicas graves no futuro. Para evitar isso e ainda para ajudá-lo a entender qual é a hora certa de procurar ajuda profissional, criamos este artigo onde exploramos melhor o que esses sintomas podem indicar.
Vamos lá?
Qual a especialidade médica de um ortopedista?
Aliás, antes de nos determos sobre os sintomas, é interessante explicarmos de qual área do corpo o médico ortopedista é especializado para tratamento.
O médico ortopedista é especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados a ossos, músculos, ligamentos e articulações de todo o corpo. Dessa forma, ele é habilitado para avaliar lesões e disfunções que podem comprometer a estrutura física do indivíduo.
Mas, além de tratar, ele é responsável por orientar na prevenção de lesões e traumas em atividades comuns do dia a dia ou especiais, como atividades esportivas. É ele quem vai examinar, prescrever medicamentos e fisioterapia, e realizar intervenções cirúrgicas em áreas como mãos, joelhos, coluna, ombro etc.
5 sintomas que podem levar você a consultar um ortopedista
1. Dores nas costas
Geralmente, a dor nas costas é considerada um pequeno incômodo, muito banalizado com o avançar da idade. Algumas pessoas acreditam que, a depender da idade, não é necessário se preocupar com um mal que é “típico”.
Mas a verdade é que a dor insistente nas costas nada tem a ver com faixa etária. A dor nas costas pode ser causa ou consequência de inúmeras doenças ortopédicas.
Até um simples mau jeito nas costas, que não recebeu a devida atenção, pode ocasionar um processo inflamatório – que é indício de uma agressão ao corpo. A dor também pode indicar doenças crônicas, como osteoartrose, osteoartrite, escoliose, espondilite anquilosante e outras.
2. Formigamentos
Para você é estranho que o formigamento possa vir a ser um sinal de doença tratada por ortopedista?
Então, fique atento a esse esclarecimento: o formigamento é uma consequência da compressão de nervos responsáveis por transmitir mensagens do cérebro e para ele. Às vezes, ele pode acontecer acompanhado da perda de sensibilidade no membro (geralmente, mãos e pés). Quando essas alterações possuem permanência incomum ou aparece com uma frequência grande, o comprimento do nervo pode não ser tão casual e simples.
Especialmente se outros sintomas surgirem como perda de massa muscular e dor espontânea (sem traumas). Algumas doenças relacionadas a esse tipo de formigamento e que chama a atenção para consultar um ortopedista rapidamente são: síndrome do canal cárpico, compressão do nervo cubital, radiculopatia cervical, síndrome de raynaud, artrite reumatóide e até a neuropatia diabética.
3. Rigidez nos músculos
O enrijecimento muscular causa muito desconforto, principalmente por ser seguido de dor. Geralmente ele é provocado pela falta de atividade física e quanto a isso é interessante entender que não nos referimos à inatividade desportiva, mas sim ao excesso de horas em única posição.
Não é à toa que os maiores atingidos pela rigidez dos músculos são pessoas que trabalham horas sentadas e pouco realizam alongamentos – a propósito, ótima sugestão para quem realiza poucos movimentos durante o expediente.
Mas as causas para o enrijecimento não param por aí. Ele também pode ser provocado pelo baixo consumo de alimentos com potássio e magnésio.
Se tratando essas causas, o enrijecimento muscular permanecer, é importante consultar ortopedista. Pois, pode se tratar de espasticidade, que é quando o enrijecimento acarreta em deformidade grave do tônus muscular, assim como encurtamento do músculo e posturas anômalas.
Esses sintomas musculares são ligados a doenças neurológicas, por isso, não demore em consultar ortopedista para diagnosticar a gravidade da rigidez dos seus músculos.
4. Fraqueza nos músculos
Sabe quando você sente uma perda na força do seu músculo?
Os movimentos da articulação dependem da força muscular. Por isso, se você sente fraqueza muscular, é possível que também sinta dor. Isso pode ocorrer em função de alguma lesão ou rompimento de músculos e tendões.
A fraqueza muscular também pode ser acometida por ausência de vitaminas, miastenia grave e até poliomielite. Dessa forma, em caso de fraqueza muscular repentina e sem causa aparente, após doença viral, e em diferentes áreas do corpo, procure já consultar um ortopedista para investigar o sintoma.
5. Dor nos joelhos
O joelho é uma das articulações que mais sofrem lesões, traumas e com doenças. A sua importância na movimentação dos membros inferiores e em atividades corriqueiras como andar, correr, pular, sentar e ficar em pé, torna ele um ponto de atenção do médico ortopedista.
Mesmo que as demais estruturas também tenham grande importância, o joelho sofre grande desgaste ao longo da vida. Logo, a dor nos joelhos pode ter origem em doenças como artrite, artrose, lesão no menisco, reumatismo e outras.
Essa dor costuma ser localizada na parte anterior, posterior ou lateral, pode ser de leve a forte e ter um caráter de picada ou moedeira. Também pode surgir inchaço crônico na região e até rigidez, dificultando a mobilidade da pessoa com dor.
.
É importante pontuar que além desses sintomas serem indicativos de doenças ortopédicas, eles podem ter origem em outros órgãos, sinalizando patologias que não são tratadas por um médico ortopedista. De todo modo, só esse especialista vai identificar se as dores nas costas e nos joelhos, fraquezas musculares e formigamentos são ortopédicas ou não.
Quer ter mais dicas como estas? Fique por dentro das nossas redes sociais, que nós sempre iremos trazer novidades para você! Até o próximo artigo! 🙂